Levantamento de patologias na sede da AABB

No ano de 2005 o Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil da UFSC foi convidado a realizar a vistoria da sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Florianópolis, no bairro Coqueiros, a fim de levantar todas as patologias da edificação e propor soluções para reparo. Elaborou-se ao final da atividades um relatório  que foi encaminhado para empresas especializadas em reformas, a fim destas elaborarem  um orçamento verificando a viabilidade ou não da reforma do local.

O primeiro passo foi fazer um levantamento das plantas baixas (as-built) para auxiliar os trabalhos, já que as plantas fornecidas apresentavam algumas diferenças em relação ao que realmente havia sido construído.
Com posse destas plantas, os bolsistas e o tutor do grupo foram “varrendo” a edificação em busca dos problemas, que foram registrados através de fotografias, anotados e tiveram indicadas suas localizações na planta baixa do prédio.
Encontrou-se muitas armaduras expostas, tijolos deteriorados, brechas em paredes, entre outros.
A última etapa concistiu em pesquisar e propor soluções para os diversos problemas encontrados, a fim de montar o relatório que foi entregue à direção da AABB.