Acompanhamento e Fiscalização das obras do INE

O PET/ECV realizou durante os ano de 2006 e 2007 o acompanhamento e a fiscalização da execução da Etapa II do Prédio do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da UFSC – INE/CTC/UFSC.

A atividade consistiu em acompanhar, fiscalizar a execução da Etapa II do Prédio do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da UFSC e ainda liberar os pagamentos relativos às etapas fiscalizadas e aprovadas pelo (PET/ECV), assegurando a execução conforme os projetos e editais de concorrência. A obra possui área total de 851,32 m², em 5 pavimentos, em pilares de concreto armado com alvenaria de tijolos e laje de concreto protendido.

Image

Image

A obra foi executada conforme orientação dos projetos. Como contribuição à formação dos bolsistas, é notório o desenvolvimento proporcionado por atividades que contemplem a realidade dos assuntos abordados na sala de aula. O contato com profissionais da área estimula os bolsistas quanto ao rumo a ser tomado profissionalmente, apresentando-o a algumas das várias áreas de trabalho de um engenheiro civil. A observação e detecção de eventuais problemas no andamento da obra, bem como a busca por soluções viáveis em um curto prazo de tempo, desenvolvem nos bolsistas a capacidade de lidar com situações que lhe exijam raciocínio rápido e capacidade de resolver qualquer problema. Também deve ser destacada a grande responsabilidade no ato de liberar medições para pagamento, segundo a confiança depositada no Programa (PET/ECV) pela Instituição através do Departamento de Informática e Estatística da UFSC.

 Image

   Os benefícios da atividade para o grupo foram: aprendizagem prática de execução de obras, acompanhando (prático) de processos vistos no curso de graduação; experiência de medição de serviços executados para liberação de pagamentos à empresa executora (ganhadora do Edital de Licitação), convívio dos bolsistas com os colaboradores e parceiros, com os fornecedores de materiais de construção e com a mão-de-obra de execução do serviço.

Image

Promotores da atividade: PET/ECV – bolsistas e tutor, juntamente com a Direção do Departamento de Informática e Estatística da UFSC e a Fundação de Amparo a Pesquisa Universitária – FAPEU.