Reforma da Creche do Centro Comunitário do Bairro Bela Vista I

A Creche do Centro Comunitário do Bairro Bela Vista I, em Barreiros, município de São José/SC, atende atualmente aproximadamente 120 crianças de 2 a 6 anos, filhos de moradores do local.

Os responsáveis por manter em funcionamento a creche entraram em contato com o PET/ECV devido às precárias condições em que se encontravam as dependências do local. Com o intuito de colaborar, o Grupo (bolsistas e tutor) fez uma visita ao local para constatar os problemas e verificar qual seria a melhor maneira de solucioná-los. Teve-se por concluído que a atividade deveria consistir em fazer projetos de revitalização do local existente, bem como os projetos: arquitetônico, elétrico, hidráulico e sanitário dos banheiros existente e da cozinha. Logo, os bolsistas elaboraram uma proposta de um novo layout e apresentaram aos dirigentes da Creche, para ciência e discussão. Também foi realizado um projeto prevendo novas instalações para o destino final do esgoto gerado pela edificação e o projeto elétrico, foi projetado para que contemplasse todas as solicitações da Diretoria, funcionários e professoras.

O PET/ECV tendo como uma de suas prioridades zelar e contribuir para a “responsabilidade social” encarou este projeto de extensão como uma oportunidade de trabalhar para a comunidade, tendo em vista que o pedido foi feito por um membro da liderança da mesma. A revitalização dessa creche era de suma prioridade, pois não estavam sendo tratadas de maneira correta as crianças que lá são atendidas diariamente. Então foi necessário reunir o conhecimento dos bolsistas e tutor para elaboração dos projetos arquitetônicos, hidro-sanitário e elétrico, assim promovendo a interdisciplinaridade e aumento do conhecimento técnico.

Parceiro/colaborador: Marcelo Bittencourt – Suporte Administrativo do Centro Tecnológico da UFSC e tesoureiro do Conselho Comunitário do Bairro Bela Vista I.