Estrutura em Aço para Escultura em Homenagem à Franklin Cascaes

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A interação entre as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão é de excencial importância para o  Programa de Educação Tutorial, pois é através dessa união que o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus bolsistas é promovido. O Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina tem procurado sempre aliar essa tríade com suas atividades, é o que acontece com o Projeto de Estrutura em Aço para Escultura em Homenagem à Franklin Cascaes. O projeto se configura como uma atividade de Extensão, entretanto é inquestionável a sua correlação com o Ensino e a Pesquisa, uma vez que os bolsistas envolvidos devem realizar pesquisas à respeito de Estruturas em Aço, Normas Brasileiras pertinentes e bibliografias relativas, além de desenvolverem habilidades em softwares específicos que permitem a análise computacional da estrutura.

OBJETIVO

Nascido em 1908, Franklin Cascaes dedicou sua vida ao estudo da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina e região. No ano de 2008 comemora-se o centenário do seu nascimento. Entre outros eventos e homenagens, será erigida uma escultura em aço de autoria do artista plástico Laércio Luiz que estilizou o Boitatá, touro furioso e voador que lança fogo pelas ventas e queima tudo, personagem do folclore brasileiro, retratado por Cascaes em conto e gravuras. O local escolhido para a implantação do monumento foi o lago situado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O artista plástico, em virtude da grandeza da obra que possui quase quinze metros de altura, procurou o apoio técnico do professor Moacir Henrique de Andrade Carqueja do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, responsável pela disciplina de Estruturas Metálicas do respectivo Departamento.  Por sua vez, o professor Carqueja, no intuito de engrandecer a experiência acadêmica dos alunos de graduação, convidou o  PET/ECV para participar deste Projeto de Extensão.

Estrutura deformada sob a ação de uma das hipóteses de carregamento

METODOLOGIA

A estrutura foi concebida em aço carbono com ligações soldadas. O ponto de partida para a definição do projeto foi a concepção original do artista, materializada em uma maquete. Além dos critérios técnicos e plásticos do aço como proposta na definição do monumento, este material atuou como importante elemento estrutural para a garantia da estabilidade vertical do sistema estrutural. Foram elaborados modelos digitais tridimensionais que permitiram a solução técnica da estrutura sem violar as características da obra de arte.  Para a determinação dos esforços solicitantes na estrutura esta foi discretizada em elementos bidimensionais unidos pelos nós. Foi então feita a análise computacional da estrutura e dimensionamento dos elementos resistentes conforme a NBR 8800/1986, considerando-se carregamentos estáticos devido ao peso próprio e também dinâmicos devido ao vento, conforme NBR 6123/1988. Esses tipos de ações foram aplicadas na estrutura por área de influência. As ações atuantes foram combinadas devido ao fato das mesmas poderem atuar simultaneamente. Com isso, definiu-se as combinações de ações para os estados limites últimos e para os estados limites de utilização segundo a NBR 8800/1986.

CONSIDERAÇÕES FINAIS E RESULTADOS

Com a utilização de software específico determinou-se  as barras mais solicitadas e os pontos críticos das ligações das barras. O principal resultado é o dimensionamento final da estrutura, atendendo as exigências de segurança sem com isso, prejudicar a concepção artística do monumento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NBR 6123/1986 – Projeto e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios.  ABNT  Associação Brasileira de Normas Técnicas;
NBR 8800/1986 –  Força Devido aos Ventos.  ABNT  Associação Brasileira de Normas Técnicas;
PACHECO,  D. – Projeto de uma Torre para Suporte de Antenas de Microondas. Florianópolis, 2000.
BELLEI, I. H. – Edifícios Industriais em Aço – Projeto e Cálculo. São Paulo, 1994.

Artigo publicado na 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC.