Análise da influência da qualidade do adensamento na homogeneidade do concreto utilizando END

Objetivos:

Averigou-se nesta pesquisa a eficácia da utilização do ensaio não destrutivo (END) com aparelho de ultra-som no diagnóstico de regiões mal adensadas no concreto.

Início da atividade: Setembro de 2009.
Término da atividade: Junho de 2010.
pesquisa_end_capa

Resumo:

A parte prática da pesquisa foi desempenhada no segundo semestre de 2009. Já a análise dos dados obtidos em laboratório e a elaboração de artigos científicos para publicação em eventos pertinentes. ocorreu no começo deste ano.

A pesquisa consistiu em avaliar a influência do correto adensamento na homogeneidade do concreto. Para isso, simulou-se uma viga de concreto (60cmx90cmx15cm) tal como ocorre em obra, onde não há o conhecimento da amplitude do vibrador que é necessária para atingir um raio de ação satisfatória. Então, calculou-se o raio de ação (que foi de 9cm) do vibrador de imersão utilizado e espaçou-se os pontos de vibração na viga de tal forma que certas regiões ficassem bem vibradas e outras mal vibradas, ocasionando nestas o aparecimento de vazios, tornando assim o concreto menos resistente.

Concretagem dos prismas de controle.

Concretagem dos prismas de controle.

A homogeneidade foi detectada através de ensaio não-destrutivo, utilizando aparelho de ultra-som específico para estruturas de concreto. Através dos pulsos das ondas ultra-sônicas conseguiu-se averiguar o tempo que a onda levou para percorrer a espessura da viga e assim se obteve a velocidade de travessia da onda. Nas regiões bem vibradas essa velocidade foi maior, enquanto que nas mal vibradas foi menor. Para uma melhor interpretação dos dados foi utilizado o software Surfer 7.0, que gera superfícies tridimensionais com curvas de isovelocidades através dos dados obtidos no mapeamento da viga.

pesquisa_end_2010_02

Prismas de controle: Mal vibrado e Bem vibrado.

A análise dos dados foi feita de duas maneira: estatistica e graficamente. Na análise estatística utilizou-se conceitos como Coeficiente de Variação (CV) e Análise de Variância (ANOVA). Já a análise gráfica foi feita com base nas superfícies tridimensionais geradas pelo Software.

Com base nos resultados e análises obtidos se concluiu que método do ultrassom é eficaz na localização da diferença de qualidade do adensamento entre diferentes regiões do concreto. Contudo, notou-se a extrema importância da etapa de análise de dados, já que houve divergência nas conclusões obtidas entre as diferentes formas de análise usadas.

Leitura com ultra-som no prisma mal vibrado.

Leitura com ultra-som no prisma mal vibrado.

orpos de prova mal adensados (2 primeiros) e bem adensados (4 posteriores).

orpos de prova mal adensados (2 primeiros) e bem adensados (4 posteriores).

Deslocamento do prisma principal dentro do laboratório.

Deslocamento do prisma principal dentro do laboratório.