Segurança do Trabalho – Levantamento de dados estatísticos em obras e estudo do PCMAT

Esta pesquisa surgiu devido ao interesse de alguns bolsistas pela área de Segurança do Trabalho. Assim, os integrantes do grupo de pesquisa entraram em contato com entidades responsáveis por esta área na cidade de Florianópolis, entre elas a Fundacentro e a Delegacia Regional do Trabalho (DRT/SC), e obtiveram também um grande acervo bibliográfico para embasar a pesquisa. Com a orientação do tutor do PET/ECV, Cláudio César Zimmermann os bolsistas traçaram seus objetivos e etapas para a realização da pesquisa.

Como a Segurança do Trabalho é um assunto bastante abrangente, os alunos primeiramente estudaram diversas bibliografias e em seguida visitaram diversas obras. Quando em contato com as obras, os bolsistas entrevistaram diversos funcionários das mesmas e aplicaram questionários acerca dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos e também o PCMAT. Com os dados obtidos in loco pôde-se observar a preocupação das construtoras, Engenheiros e demais funcionários em respeito à Segurança do Trabalho e também o conhecimento destes sobre o PCMAT, que é um plano com diretrizes e condições de Segurança obrigatório para obras com mais de vinte funcionários. Os alunos envolvidos visitaram obras semanalmente em diversos horários, que melhor se adaptavam às construtoras envolvidas, sendo que a participação dos bolsistas foi ativa e presente em todas as fases da pesquisa.

Bolsistas responsáveis: Jabber Cardoso Abrão, Michele Patrícia de Lorena e Monique Koerich Simas.

Professor orinetador: Cláudio Cesar Zimmermann, Tutor do PET/ECV