Levantamento de Manifestações Patológicas e Avaliação de Desempenho/Manutenção em Obras

Esta atividade teve por finalidade atender à solicitação da Caixa Econômica Federal para elaboração de uma pesquisa referente às anomalias encontradas nas estruturas, esquadrias, pisos, paredes e telhados, bem como verificar a qualidade e a durabilidade de materiais e mão-de-obra de edificações de interesse social financiados por esta instituição.
No princípio da atividade, os bolsistas do PET/ECV ficaram responsáveis pela elaboração de questionários/roteiros e tabelas com a finalidade de auxiliar e agilizar a coleta de informações na visitação in loco, assim os bolsistas encarregaram-se de desenvolver a logística da coleta de dados. Assim foi possível gerar estatísticas que auxiliaram na identificação da frequência das manifestações patológicas e suas localizações, possibilitando então uma análise mais aprofundada dos problemas encontrados nesse tipo de habitação. A partir dos dados obtidos elaborou-se um “Caderno de Recomendações” para servir de guia para edificações de interesse social e, desta forma, reduzir significantemente a ocorrência de determinadas patologias em futuras obras financiadas por este órgão.
Durante a atividade, os bolsistas foram aos edifícios estudados e realizaram um levantamento técnico detalhado – juntamente com o tutor Cláudio Cesar Zimmermann e o professor responsável Ivo Padaratz – no qual foram coletados dados históricos do local, informações acerca das condições do tempo, da edificação e do terreno. Realizou-se mapeamentos das fissuras e patologias em geral, bem como iniciou-se a coleta de fotografias na intenção de gerar um acervo de imagens que pudessem auxiliar no estudo. Em um último momento foram coletadas informações acerca das flechas apresentadas nos apartamentos (inclinações do piso), que se mostraram um problema frequente nos residenciais.
Esse acervo, além de colaborar com o estudo das causas e conseqüências das patologias, tem como objetivo criar uma ferramenta on-line para incentivar/motivar, facilitar e melhorar o aprendizado não somente para o curso de graduação, mas também para todos os interessados nessa área.

Esta atividade foi realizada em 2009.