Monitoramento de Recalques, Investigação e Análise de Dados em Edifício Residencial

Com a finalidade de atender a uma solicitação dos moradores do condomínio residencial estudado, e de aplicar e aprimorar conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Topografia, o PET/ECV – juntamente com seu professor tutor – iniciou o acompanhamento de possíveis movimentações estruturais (recalques) em um edifício residencial de quatro pavimentos, localizado em Florianópolis/SC.
Para o acompanhamento e o controle do recalque, a equipe utilizou topografia de alta precisão com o emprego de nível óptico, possibilitando a determinação de cotas com precisão de até centésimos de milímetro, objetivando quantificar a grandeza e a velocidade das medidas de recalque da edificação.
Este monitoramento foi de extrema importância, pois serviu como subsídio para ratificar o contínuo processo de recalque do edifício, o qual apresentava inúmeras e crescentes manifestações patológicas tanto externamente quanto internamente (fachadas e apartamentos).
Após a verificação da velocidade do recalque iniciou-se a segunda etapa da atividade. A mesma consistiu na apuração da origem dos problemas patológicos – trincas, fissuras e rachaduras – bem como no estudo e na proposta de soluções para as fissuras e o recalque.
Com o auxílio de um profissional especializado na área foi possível selecionar alguns locais a serem escavados. Essas escavações ocorreram com a finalidade de identificar o tipo de fundação da edificação, bem como encontrar o motivo dos problemas citados anteriormente.
Após identificação da origem do problema, foi realizada uma análise da estrutura para que assim se pudesse solucionar o mesmo. Com auxílio de um profissional com experiência em reforços de estruturas, a intervenção na edificação foi proposta e aplicada.
Depois da execução da obra de reforço, duas medições de recalque foram realizadas a fim de apontar o bom desempenho da mesma e comprovar a eficácia do método implementado.

Esta atividade foi realizada em 2009.