Análise do Campus da Universidade Federal de Santa Catarina como um Pólo Gerador de Tráfego

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa é a análise do perfil do viajante e das características das viagens de ingresso/egresso ao Campus da UFSC, realizadas por professores, alunos e servidores. Pretende-se, desta forma, melhorar a compreensão dos problemas de tráfego existentes no entorno do Campus Universitário e buscar soluções mitigadoras para os mesmos.

Início da atividade: Novembro 2008.

Resumo:

A pesquisa almeja a elaboração de um banco de dados através de questionários que serão aplicados aos alunos, professores e servidores do Campus. Esta tem a finalidade de identificar e estudar as principais vias utilizadas para o acesso ao Campus da UFSC, no qual suscitam grandes problemas de congestionamento.  Subsecutivamente, alvitrar-se-á alternativas para a viabilidade de um novo sistema viário à área em estudo, permitindo assim, uma solução mitigadora para os transtornos gerados por uma demanda excessiva de veículos frente a uma malha viária antiga e inadequada, no qual tanto a comunidade acadêmica, quanto os usuários em geral são penalizados.

A pesquisa foi finalizada em 2010.

Vista aérea do Campus com a marcação das principais ruas estudadas.