ANÁLISE DE RUÍDOS DE UMA SALA DE AULA DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

RESUMO

Objetivando propor soluções mitigadoras para o caso de incoerência com a norma de ruídos nas salas de aula do Centro Tecnológico da UFSC, o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil, em parceria com o Grupo de Tecnologia em Vibrações e Acústicas, da Engenharia Mecânica, está realizando um levantamento e estudo da intensidade sonora no local.

Para uma análise parcial escolheu-se a sala 207, situada no segundo pavimento, na fachada oeste do edifício, visto que esta apresenta uma situação representativa dos índices físicos encontrados nas demais.

Objetiva-se comparar a intensidade sonora de dois períodos distintos: Pico do Trânsito, que teoricamente o ruído seria acrescido pelo aumento de tráfego local; e Pico do CTC, período no qual a intensidade de ruído é agravada com as conversas em halls e corredores durante intervalos de aulas.

Para tal comparação, foram gerados gráficos a partir de dados coletados com um medidor de nível de pressão sonora. Os gráficos relacionam as variáveis intensidade sonora (em decibéis) e frequência (em Hertz). Foram realizadas medições em duas situações diferentes, Pico do Trânsito e Pico do CTC, abarcando também outras duas variáveis provindas da estrutura física da sala: Ar condicionado (ligado ou desligado); janela (aberta ou fechada). Com isso, tornam-se três as possíveis situações: ar-condicionado desligado/janela fechada; ar-condicionado desligado/janela aberta; ar-condicionado ligado/janela fechada, uma vez que não se recomenda utiliza ar-condicionado com janelas abertas.

Com a análise dos gráficos observa-se que a intensidade do ruído é mais elevada quando proveniente de conversas de alunos no corredor durante o Pico do CTC do que pelo tráfego urbano nos períodos de Picos de Trânsito.

Através dessa pesquisa, objetiva-se melhorar a inteligibilidade sonora das pessoas que usufruem do espaço, proporcionando um ambiente mais agradável e adequado ao ensino.

Artigo publicado no Forum Acusticum 2011, clique aqui!

Banner publicado no SIC 2011