Visita ao Porto de Santos

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, bolsistas do PET/ECV e alunos da engenharia civil da disciplina de Topografia 2 realizaram uma visita técnica ao Porto de Santos, organizada pelo Professor Cláudio Cesar Zimmermann.
A primeira obra visitada está sendo executada pela Construtora Norberto Odebrecht. O complexo está sendo construído para abrigar terminais de contêineres e de granéis liquídos e sólidos, e será um dos maiores terminais privados multiuso do Brasil.

Foto dos participantes tirada durante a visita técnica

A segunda obra visitada está sendo executada pela Construtora Andrade Gutierrez. O empreendimento resultará em um terminal multiuso de movimentação de contêineres e granéis líquidos. Abrange uma área de 490 mil metros quadrados e o início da operação do terminal está prevista para o início do trimestre de 2013.

Foto durante visita na obra da construtora Odebrecht

As visitas proporcionaram aos alunos a oportunidade de presenciar as diferentes etapas da construção de um terminal portuário, como a mistura do concreto, fabricação dos pré-moldados, cravação de estacas e também conhecer a estrutura e o gerenciamento de obras de grande porte. Experiências como essa são essenciais, pois agregam conhecimento aos alunos e permitem o contato com diferentes áreas da Engenharia Civil.

Foto durante a visita na obra da construtora Andrade Gutierrez