Palestra: The American Railroad Model

No dia 22 de Maio, o PET/ECV e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) promoveram a palestra “The American Railroad Model”, proferida por Pasi Lautala, professor P.h.D. da Universidade Tecnológica de Michigan e condutor do Programa de Transporte Ferroviário da mesma universidade.

Com um público de 50 pessoas, o palestrante falou a respeito das principais características e do histórico do sistema ferroviário americano, desde o seu início no ano de 1827 com a criação da primeira companhia ferroviária dos Estados Unidos. A partir desse período, houve um elevado desenvolvimento do transporte ferroviário de cargas, com a criação de companhias e construção de inúmeras linhas, resultando no auge do sistema na segunda metade do século XIX.

A elevada concorrência no setor resultou no excesso de práticas monopolistas por parte das companhias, levando à regulamentação do sistema ferroviário. No entanto, essa ação gerou o declínio do transporte ferroviário de cargas nos Estados Unidos à medida em que também se desenvolviam no país os transportes aéreo e rodoviário. O sistema apenas conseguiu manter-se em operação após a sua desregulamentação na década de 80. Dessa forma, os preços cobrados pelo transporte deixaram de ser determinados pelo governo e passaram a ser estabelecidos pela demanda do mercado.  A partir dessa prática, houve o renascimento e a consolidação do transporte ferroviário de cargas americano, representando, hoje, 43% da matriz modal dos transportes no país.

Um total de 50 pessoas compareceram à palestra

Professor Doutor Amir Mattar Valente e Professor P.h.D. Pasi Lautala