Visita Técnica à Ponte de Laguna

Na última sexta-feira, dia 23, petianos e alunos de Topografia I, juntamente com o tutor Cláudio Cesar Zimmermann, realizaram uma visita técnica à cidade de Laguna (SC) com o objetivo de conhecer as obras de construção da Ponte Anita Garibaldi.

A Ponte de Laguna, construída pelo consórcio formado pelas empresas Camargo Correa, M Martins e Construbase, faz parte do projeto de duplicação da BR-101 e será a terceira maior ponte do país, tendo no total 2.815 metros de comprimento. O vão central de 400 metros será suspenso por 60 cabos de aço (estaiado), os quais serão presos em dois mastros que fazem a sustentação central. A largura total da ponte será de 25,3 metros, com duas faixas de tráfego para cada sentido. Toda a estrutura será construída com aduelas pré-moldadas.

Petianos

Atualmente, as obras encontram-se na etapa das fundações. Os alunos também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra a respeito do projeto e dos aspectos construtivos da ponte, incluindo alguns desafios como a dificuldade em encontrar um espaço adequado para a instalação do canteiro de obras, e a dragagem da lagoa para permitir o acesso à área onde as obras estão sendo realizadas.

O canteiro de obras conta com alojamentos, refeitório, área de lazer, escritórios, posto de saúde, almoxarifado, central de concreto, central de armaduras e oficina mecânica. É no canteiro onde diversas peças pré-moldadas são fabricadas, e, posteriormente, levadas através de balsas até a Lagoa de Santo Antônio, onde são montadas. Atualmente cerca de 1500 funcionários atuam na obra.

Petianos

Execução das fundações