Reunião Cultural: Mágica e Ilusionismo

No dia 20 de Setembro, em um momento de reunião e confraternização entre os petianos, a bolsista Fernanda Mattos Deucher apresentou a reunião cultural intitulada “Mágica e Ilusionismo”.

A Mágica, ou Ilusionismo, é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações envolvendo animais, objetos e pessoas. Há registros muito antigos de apresentações de mágica. Eles estão em papiros egípcios escritos por volta de 2000 a.C, que contam a respeito do desempenho de um mágico diante da corte de um faraó.

Na Europa, inicialmente, a mágica demorou a ser difundida, pois era considerada por muitos como bruxaria. No entanto, diversos mágicos, como Reginaldo Scot, Harry Houdini e Robert Houdin, contribuíram na popularização e aceitação dessa forma de arte.

Hoje, os profissionais de mágica conquistaram o respeito de todo público, independentemente da idade. As apresentações atuais chamam a atenção pela destreza das mãos, habilidades com ilusões de ótica e criatividade. A rapidez na execução dos truques faz com que o público se encante e entre na apresentação, se envolvendo e tendo a curiosidade aguçada.

Após a introdução do histórico e de curiosidades a respeito do tema, os petianos assistiram a alguns vídeos com truques e técnicas da mágica, e ao final, alguns truques de mágica foram feitos pela petiana.