Visitas Técnicas ao Estaleiro e Base Naval de Itaguaí e à Vila Olímpica

Visitas Técnicas ao Estaleiro e Base Naval de Itaguaí e à Vila Olímpica

Entre os dias 9 e 13 de outubro, os bolsistas do PET/ECV e do grupo GTSIG (Grupo de Trabalho em Sistemas de Informação Geográficas), juntamente com o tutor Cláudio Zimmermann, foram ao Estado do Rio de Janeiro para a realização de uma visita técnica no Estaleiro e Base Naval de Itaguaí, no município de Itaguaí e na Vila Olímpica, na capital.

IMG_8962

Os Estaleiro e Base Naval fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB, realizado pela Marinha do Brasil. Esse programa viabilizará a produção do primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear e de mais quatro submarinos convencionais diesel-elétrico. Para a execução do PROSUB, a Marinha do Brasil contratou a empresa francesa DCNS – Direction des Constructions Navales et Services, uma das líderes mundiais na área de construção naval, que, por sua vez, associou-se à Odebrecht para formar a Itaguaí Construções Navais – ICN, consórcio responsável pela construção dos submarinos. A primeira fase de implantação do programa prevê a construção de um Estaleiro e de uma Base Naval – EBN, no município de Itaguaí, realizados exclusivamente pela Odebrecht Infraestrutura. A principal finalidade do programa é garantir a proteção do extenso litoral brasileiro e tem um custo estimado de 22 bilhões de reais durante todas as suas fases de desenvolvimento.

IMG_8920

 

IMG_8986

Obras no Estaleiro

IMG_8933

A Vila Olímpica é um empreendimento que está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro através da parceria entre as empresas Odebrecht Infraestrutura, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. A vila dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos terá 3.604 apartamentos a serem utilizados por mais de 18 mil atletas. São 31 prédios de 17 pavimentos com total infraestrutura privativa, distribuídos por sete condomínios independentes com apartamentos de 3 e 4 quartos. O orçamento do empreendimento é de 1,375 bilhão de reais e cerca de 5000 funcionários atuam na obra.

DSC03836

Obras na Vila Olímpica

DSC03829

Obras na Vila Olímpica

 

 

Comentários

  1. […] 2013: Vila Olímpica dos Atletas (Ilha Pura) – RJ […]