Petiano apresenta artigo no Congresso Brasileiro do Concreto

Petiano apresenta artigo no Congresso Brasileiro do Concreto

O Instituto Brasileiro do Concreto realiza anualmente o Congresso Brasileiro do Concreto. Esse ano, na sua 55ª edição, o evento ocorreu do dia 29 de outubro ao dia 01 de novembro na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, e contou com a participação do petiano Andrei Nardelli.

Durante o congresso foram abordados diversos assuntos relacionados ao material industrial mais consumido do mundo, o concreto. Entre eles estão pesquisas científicas, tecnologias e inovações em análises e projetos estruturais, metodologias construtivas, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica. Destaca-se ainda, o projeto de mudanças na NBR 6118:2003 – “Projeto de estruturas de concreto armado” apresentado no evento.

Ao encontro dos principais temas apresentados no evento, o bolsista apresentou o artigo intitulado “Análise da tenacidade do concreto reforçado com fibras de polietileno buscando alternativa à substituição de fibras metálicas”.

A pesquisa teve como justificativa a substituição de fibras de aço, que vêm sendo amplamente empregadas em revestimento de túneis, pavimentos industriais e estruturas de concreto armado, por fibras sintéticas, as quais possuem um menor peso específico e não oxidam.

Desta maneira, o trabalho teve como objetivo a quantificação da tenacidade que diferentes tipos e teores de fibras proporcionam ao concreto. Para isso, foram realizados ensaios à flexão a quatro pontos com prismas de concreto com dimensões de 100x130x400 mm, utilizando misturas de concreto com incorporação de 20, 40 e 60 kg/m³ para as fibras de aço e de 4, 6, 8, 10 kg/m³ para as fibras de polietileno.

A pesquisa foi desenvolvida pelos bolsistas Andrei Nardelli, Cristine Yohana Ribas, Guilherme Conrat Koettker, pelos doutorandos Ronaldo Pilar e Rudiele Aparecida Schankoski, sob a orientação do professor Luiz Roberto Prudêncio Junior, e do professor-tutor do PET/ECV Cláudio Cesar Zimmermann, ambos do Departamento de Engenharia Civil.

Apresentação do artigo

Apresentação do artigo