Levantamento e Diagnóstico de Manifestações Patológicas nos Edifícios do Bloco A e B do Centro Tecnológico e Propostas de Solução

A atividade realizada teve como finalidade atender à solicitação da Direção do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo foi a elaboração de um levantamento técnico detalhado referente às anomalias encontradas nas estruturas, esquadrias, pisos, paredes e cobertura dos blocos A e B, além da sua sede administrativa, localizada no segundo pavimento do edifício da Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (FEESC). No relatório produzido após a realização do levantamento, constam os resultados referentes à inspeção completa dos prédios, no que diz respeito às manifestações patológicas atuantes na edificação, respectivas propostas de solução e, em alguns casos, detalhamento para execução dos serviços de reparo.

O programa experimental consistiu em levantamentos in loco, com visitas técnicas à edificação a fim de coletar dados e informações acerca das patologias presentes na estrutura. Após a coleta de dados, os dados adquiridos foram analisados, com o intuito de identificar os prováveis problemas que causaram as patologias na edificação. A seguir, o grupo sugeriu soluções para os problemas, com base em relatórios, artigos, livros e com auxílio do professor tutor Cláudio Cesar Zimmermann.

Essa atividade foi realizada em 2013.