Projeto de Humanização da Área de Convivência no Entorno do Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil da UFSC requereu ao PET/ECV, no segundo semestre de 2010, a elaboração dos projetos de humanização das áreas que circundam os prédios do Departamento de Engenharia Civil, como também, a readequação do Leiaute do Setor Administrativo do Departamento. Em 2011, seguindo a mesma linha de projetos de melhoria para o Departamento de Engenharia Civil, foi solicitada ao PET/ECV a elaboração de um projeto para criar uma área de convivência próxima à entrada do Departamento.

A demanda foi criada principalmente, em função de não existir um espaço apropriado para que os alunos aguardem o início das aulas que são ministradas nas instalações do departamento, gerando um acúmulo de alunos nos corredores e até mesmo na escada que liga a entrada dos dois blocos do departamento, dificultando a circulação e não oferecendo nenhum conforto aos alunos.

Aproveitando a oportunidade de elaborar um projeto para atender as necessidades do Departamento, o PET/ECV propôs a criação de uma área humanizada localizada em uma área verde próxima à entrada do Departamento. O projeto consiste na construção de uma calçada em forma circular, com seis metros de diâmetro e circundada por bancos em forma de arco sobre o seu perímetro, vinculada a uma calçada existente. Para tornar mais atrativo o local e compor com a paisagem um ambiente agradável, o piso da calçada foi proposto com pedras do tipo petit pavé em três cores diferentes formando o desenho de uma rosa dos ventos devidamente orientada e localizada sob a sombra de árvores existentes. Para complementar a área projetada foi previsto também a distribuição de alguns conjuntos de bancos e mesa de concreto com tabuleiro para jogos.

Além da elaboração do projeto arquitetônico os bolsistas do PET/ECV desenvolveram o orçamento de serviços e materiais, a fim de encaminhá-los para licitação.

Essa atividade foi realizada nos anos de 2010 e 2011.