Projeto Sustentável de Ginásio Poliesportivo e Quadras Cobertas no CDS

No final do ano de 2010, o Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Civil (PET/ECV) recebeu uma proposta de projeto por parte da Reitoria para revitalização das quadras do Centro de Desportos (CDS). Buscava-se projetar a cobertura para as quadras existentes no local, possibilitando o uso do espaço também em dias de chuva.

A cobertura das quadras existentes, seguindo um modelo comum de galpões industriais, poderia resolver parcialmente o problema das intempéries. Entretanto, tal solução não atenderia a todos os pontos que devem ser englobados em projetos de caráter sustentável, além de contrapor-se aos princípios sociais de uma entidade federal como a UFSC e o potencial científico do qual dispomos.

O PET/ECV acredita que um projeto inovador e bem fundamentado possa ser implementado no espaço das atuais quadras do CDS, visando-se proporcionar, tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade do entorno da Universidade, um espaço diferenciado para lazer, entretenimento e práticas esportivas, além de oportunizar às diversas faixas etárias hábitos mais saudáveis.

O espaço poderia atender a eventos da graduação como campeonatos, feiras, festivais, seminários, entre outras oportunidades de integração e confraternização dos acadêmicos, de acordo com os interesses da Universidade, além de atender à demanda do Colégio de Aplicação para a prática das aulas de Educação Física.

Tendo em vista esses aspectos, buscou-se apoio do PET Arquitetura, para que a extensão pudesse ser desenvolvida através de um trabalho conjunto entre os dois grupos PET. Levantamentos topográficos foram realizados, bem como estudos de contexto e usuário, visita exploratória, levantamento fotográfico e estudos de dimensionamento. Também foram feitos cursos de capacitação com a participação de alguns bolsistas, como um workshop dos softwares Rhinoceros e Grasshoper.

Uma alternativa de projeto arquitetônico foi proposta, e a atividade continua em andamento.