Verificações Pré-Concretagem

Verificações Pré-Concretagem

Antes de feito o lançamento de concreto, alguns cuidados devem ser tomados de forma a garantir a correta execução dos elementos estruturais e de evitar retrabalho e desperdício de materiais:

Fôrma travada 
A fôrma deve estar posicionada conforme indicado em projeto e bem travada para evitar vazamentos. É bom checar principalmente os encontros da madeira, para evitar retrabalhos após a desenforma.

Armação e limpeza
Deve-se verificar a armação, na quantidade correta e posicionada conforme projeto, e os espaçadores, bem distribuídos, para evitar o contato da armação com a fôrma e garantir o cobrimento de concreto. No final, a fôrma deve estar limpa, podendo-se usar um ímã para retirada de arames ou outras peças metálicas.

Escoramento
É importante conferir se o escoramento foi posicionado de acordo com o previsto no projeto. Verifique também as quantidades de escoras e o travamento das mesmas.

Dutos de eletricidade
Para evitar entupimento, os conduítes de elétrica devem estar com as pontas fechadas e posicionados conforme projeto.

Acesso
A obra deve garantir o acesso dos funcionários aos locais de aplicação do concreto.

Umidade
Para evitar que o concreto perca água, uma possibilidade é molhar a fôrma antes da concretagem. O desmoldante deve ser aplicado devidamente, sem excessos.

Recebimento do concreto
Na chegada do caminhão-betoneira é importante verificar se o material corresponde com as informações da nota fiscal e se está de acordo com as características do concreto solicitado. Realize o slump test para verificar se a trabalhabilidade do concreto está de acordo com a solicitada.

Fonte: Revista Téchne