Projeto de Caminhos Secos para o Centro Tecnológico (CTC) da UFSC

Projeto de Caminhos Secos para o Centro Tecnológico (CTC) da UFSC

Cientes da necessidade de uma proteção a intempéries e ligações eficientes entre os prédios dos departamentos, salas de aula e reitoria, a coordenação do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC) buscou o PET Engenharia Civil para a elaboração de um projeto de coberturas para passeios no CTC.

Já se fazem presentes pelo CTC estruturas de calçadas e alguns trechos com coberturas, entretanto não são constantes ou padronizados. Para tanto, o projeto visa estudos que tragam as melhores opções para que ele seja efetivado.

O projeto do “Caminho Seco” vem sendo desenvolvido pelo PET Engenharia Civil com o objetivo de buscar as melhores opções para o desenvolvimento eficiente do passeio coberto, contemplando as necessidades de fluxo, de resistência e durabilidade da estrutura, de exposição ao meio e de praticidade e funcionalidade.

Em um primeiro momento, o projeto será dividido em grupos que pesquisarão as rotas de caminhamento, fluxo de pessoas, modelos de coberturas, dimensionamento, materiais disponíveis e escoamentos das águas, chegando assim em conclusões a serem aplicadas. Em um segundo momento, essas informações serão cruzadas e, a partir das necessidades apontadas, será realizado o projeto da estrutura por completo, originando plantas dos caminhos traçados e especificações. Definindo esses parâmetros, será apresentado um projeto contendo informações de rotas e dimensionamentos, além das especificações de materiais, procedimentos para a conservação e manutenção.

caminhossecos2