Visita Técnica a Usina Hidrelétrica de Itaipu

Os bolsista do PET/ECV, os alunos de Topografia I e II e bolsistas do GTSIG (Grupo de Trabalho em Sistemas de Informação Geográficas), juntamente com o tutor Cláudio Cesar Zimmermann realizaram uma visita técnica a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

DSCN1351

Professor e Tutor do PET, Cláudio Zimmermann, juntamente com os Bolsistas do PET/ECV e os alunos de Topografia I e II

Durante a visita, foi feito um passeio por dentro da barragem, passando pelas turbinas e visitando seu sistema de controle. O passeio também se deu por cima da barragem, com parada para vista do vertedouro. Também foram visitados os laboratórios, que tiveram grande importância para a construção da barragem. Os laboratórios foram utilizados para medir a resistência dos corpos de prova de concreto, analisar qual o melhor traço para o concreto, pois a usina é uma mega construção em que a eficiência dos processos construtivos tem grande importância. Através de fotos históricas, foi apresentado um pouco do processo construtivo da usina, e a evolução ao longo dos anos.

Apresentação do processo construtivo da Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, é uma usina Binacional, de um cordo entre Paraguai e Brasil, localizada no Rio Paraná. É uma das maiores produtoras de energia elétrica do mundo, e abastece quase 20% da energia elétrica consumida no Brasil, e mais de 90% da energia elétrica no Paraguai. A usina começou a ser construída em 1974, e a construção da barragem foi finalizada em outubro de 1982. Ela foi inaugurada em 5 de novembro de 1982, quando os presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner, liberaram a água represada do Rio Paraná, pela abertura das 14 comportas do vertedouro, inaugurando assim a maior hidrelétrica do mundo. Foram necessário mais de 50 mil horas de trabalho e em seu ápice de construção, chegou a mobilizar diretamente 40 mil trabalhadores.

DSCN1374

Entrada da barragem da usina Hidrelétrica de Itaipu

Durante a concretagem, no dia 14 de novembro de 1978, foram lançados 7207 m³ de concreto, o equivalente a um prédio de 10 andares a cada hora, um recorde sul-americano. Isso foi possível, pois foram utilizados 7 cabos aéreas para o lançamento do concreto. Para a construção de toda a barragem, foram necessário 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto.

Vertedouro Usina Hidrelétrica de Itaipu

A produção de energia elétrica só iniciou em 5 de maio de 1984. No primeiro ano de produção foram gerados 277 megawatts, e a cada ano 2 ou 3 unidades gerados eram instaladas. Porém, somente no dia 1° de março de 1985, é que houve a comercialização da energia elétrica produzida em Itaipu. No seu ápice de geração, ela já chegou a abastecer 26% da demanda de energia elétrica do Brasil (1977).

Data da realização da Visita Técnica: 09 de Dezembro de 2014

Fonte: www.itaipu.gov.br