Currículo Lattes: Por que fazer o seu?

Já é um conhecimento de “domínio público” que o Currículo Vitae é indispensável para concorrer a qualquer vaga no mercado de trabalho, uma vez que resume a formação, as habilidades e o histórico de um profissional. Entretanto, o que nem todos sabem é que, no meio acadêmico, ele perde o lugar para o Currículo Lattes.

O Currículo Lattes faz parte da Plataforma Lattes, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esta plataforma é constituída por um banco de dados elaborado pelo CNPq para integrar, em um único sistema de informação, as bases de dados de currículo, de grupos de pesquisa e de instituições. Ela funciona como uma estratégia para o planejamento, a gestão e a formulação de políticas por parte dos órgãos governamentais.

O Currículo Lattes, criado em 1999, é um padrão nacional de registro das atividades acadêmicas e profissionais realizadas pelos estudantes e pesquisadores brasileiros e é adotado pela maioria das universidades e instituições de pesquisa. Seu nome é uma homenagem ao físico Césare Mansueto Giulio Lattes, considerado um dos maiores pesquisadores brasileiros da história. Dentre outras funções, o Currículo Lattes é empregado por universidades, institutos, centros de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa como uma forma de avaliação de pesquisadores, professores e alunos. Ele é fundamental para a obtenção de bolsas de estudo para projetos de pesquisa e em processos seletivos para professores em algumas instituições de ensino.

Por ser voltado para a área acadêmica, o Currículo Lattes foca em produções científicas, áreas de atuação e participação em pesquisas. A fim de consultar um currículo da plataforma não é necessário ter cadastro. Desta forma, é possível consultar o currículo de professores, por exemplo, para averiguar quais são suas áreas de atuação, quais projetos de pesquisa eles orientam e demais informações. Tais informações podem ser úteis para procurar um orientador para trabalhos de conclusão de curso ou mesmo para bolsas de iniciação científica, na área de interesse. Ter um Currículo Lattes atualizado é considerado o primeiro passo a quem deseja seguir a carreira acadêmica, mas também é importante para aqueles que não desejam seguir tal área. Para criar um Currículo Lattes basta acessar o site da Plataforma Lattes.

Autoria: Eduardo Deuschle

Referências Bibliográficas:

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Plataforma Lattes. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 31/03/2016.

FEREGUETTI, L. Para que serve um currículo lattes. Blog da Engenharia.  Disponível em: <http://blogdaengenharia.com/para-que-serve-um-curriculo-lattes/. Acesso em: 31/03/2016.