III CONPET Civil – Congresso Nacional dos Grupos PET Engenharia Civil

III CONPET Civil –  Congresso Nacional dos Grupos PET Engenharia Civil

Entre os dias 21 e 24 de abril de 2016, o grupo PET Engenharia Civil da UFSC foi para Curitiba (PR) participar do III CONPET Civil – Congresso Nacional dos Grupos PET de Engenharia Civil. O evento, organizado pelo PET Engenharia Civil da UFPR, contou com a presença de outros 10 grupos PET e foi uma oportunidade única de troca de experiências e formação de vínculos com estudantes e professores de todo o Brasil.

O tema dessa edição foi “Os desafios da educação em Engenharia Civil” e foram discutidos assuntos, como: novas estratégias e práticas pedagógicas no curso de Engenharia Civil, dificuldades na elevação da qualidade acadêmica, o PET como consolidador e difusor da educação tutorial, a prática da articulação da tríade ensino, pesquisa e extensão, entre diversos outros assuntos.

O grupo também teve a oportunidade de assistir às palestras sobre gestão de água e saneamento, planejamento urbano, participação do engenheiro civil no desenvolvimento da nação e participar de mesas redondas com temas diversos a respeito de engenharia e educação.

O PET Engenharia Civil da UFSC apresentou dois trabalhos no evento. O primeiro, “Elaboração de um curso de Autodesk Revit voltado aos graduandos de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina”, apresentado pelas petianas Carolina Brüggemann e Aline Eloize Borgert. O segundo, intitulado “Desenvolvimento de software para cálculo e análise estrutural em vigas de concreto armado” apresentado pelos petianos Eduardo José Mendes e Lucas Paloschi.

Durante a estada em Curitiba, os petianos também conheceram alguns pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame.

Além disso, todos os congressistas participaram de uma competição baseada no uso do Kit Mola Estrutural, uma oportunidade de testar o conhecimento na área de estruturas e também uma forma de estimular o trabalho em equipe entre integrantes de diferentes grupos PET. A equipe vencedora da competição teve, entre os seus integrantes, os petianos Gabriel Dibe Andrade e Eduardo José Mendes.

De maneira geral, o evento foi engrandecedor para os participantes, possibilitando o desenvolvimento de diversas ideias e reflexões. O contato mais próximo com grupos PET de Engenharia Civil de outras regiões do país também auxiliará o crescimento do PET Engenharia Civil da UFSC e a melhoria contínua de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

conpet-2016-todos

Foto oficial do evento, com todos os congressistas.

O IV CONPET Civil acontecerá em 2017 na cidade de Fortaleza – CE. Esperamos ter a oportunidade de nos fazer presentes como grupo mais uma vez.