XXII ENAPET – Encontro nacional dos Grupos PET

Entre os dias 23 e 30 de julho de 2017 as PETianas Júlia May Vendrami e Natasha Popov estiveram em Brasília – DF participando do XXII Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) juntamente com integrantes de outros grupos PET da UFSC. O evento ocorreu na Universidade de Brasília (UnB) e foi organizado pelos grupos PET desta instituição. Cerca de 1300 estudantes, tutores e egressos do Programa de Educação Tutorial de todas as regiões do Brasil participaram do encontro, que foi uma oportunidade única de troca de experiências, formação de vínculos e aprendizado.

Integrantes dos grupos PET da UFSC prontos para iniciar a viagem até Brasília.

O tema dessa edição foi “Responsabilidade PETiana: Os incomodados é que mudam” e foram discutidos assuntos como: normativas e histórico do PET, horizontalidade e diversidade no Programa, a prática da articulação da tríade ensino, pesquisa e extensão, conjuntura do sistema educacional brasileiro, entre diversos outros assuntos.

O PET Engenharia Civil também teve o trabalho intitulado “Grupo de Estudos de Resiliência na Construção” aceito no evento para apresentação no eixo de Responsabilidade Tecnológica.

Além disso, durante a estada em Brasília, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da cidade, como o Congresso Nacional, o Palácio Itamaraty e a Catedral de Brasília.

Um dos momentos mais importantes foi o V Mobiliza PET, uma manifestação em prol do Programa realizada em frente ao Ministério da Educação (MEC), que gerou muita repercussão nas redes sociais e foi noticiada por diversas mídias, como Jornalistas Livres e G1. Conquistamos um canal direto de comunicação com o MEC, por meio de reuniões mensais, além da garantia do pagamento do custeio dos grupos e da melhora na plataforma de gerenciamento do Programa, o SIGPET.

Ao final do encontro, todas as propostas discutidas foram apresentadas e votadas pela comunidade PETiana na Assembleia Geral do XXII ENAPET. A bolsista do PET Engenharia Civil Júlia May Vendrami foi convidada a compor a Mesa Coordenadora, auxiliando o andamento dos trabalhos dirigidos por esta.

Mesa Coordenadora da Assembleia Geral do XXII ENAPET.

O evento contou ainda com diversas confraternizações, como a gincana “PET com PET” e a festa à fantasia.

Grupos PET da UFSC indo para a Festa à Fantasia.

PETianos da UFSC indo para a festa à fantasia.

De maneira geral, o evento foi engrandecedor para as participantes, possibilitando o desenvolvimento de diversas ideias e reflexões. O contato mais próximo com grupos PET de outras regiões do país auxiliará o crescimento do PET Engenharia Civil da UFSC e a melhoria contínua de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O XXIII ENAPET acontecerá em julho de 2018 na cidade de Campinas – SP e será organizado conjuntamente pelos grupos da UFSCar e da Unicamp. Esperamos poder estar presentes novamente e auxiliar a construir o PET cada vez melhor.