Estudo de Caminhabilidade

Estudo de Caminhabilidade

A caminhabilidade é um conceito que leva em conta a acessibilidade no ambiente urbano e mensura a facilidade que as pessoas têm de se deslocar na cidade. Andar é uma atividade humana básica e desempenhar esta atividade está cada vez mais difícil devido ao histórico do planejamento urbano.

As cidades foram se desenvolvendo e se adaptando para que os automóveis tivessem cada vez mais espaço, e a caminhada menos. Portanto, a partir de um contexto em que o espaço público tem uma relação direta com os cidadãos e que essa atividade é de extrema importância para um replanejamento do ambiente urbano, o PET Engenharia Civil está realizando uma pesquisa sobre Caminhabilidade, orientada pelo Professor Arnoldo Debatin Neto.

Esta pesquisa tem por objetivo elaborar um conjunto de padrões sobre a caminhabilidade nas cidades, a fim de identificar problemas e, com isso, adquirir soluções possíveis para a melhoria do tráfego de pessoas. Com isso, deseja-se construir uma Matriz de Qualidade para a caminhabilidade através da ferramenta QFD.

O método Quality Function Deployment (QFD), que significa Desdobramento da Função Qualidade, originou-se no Japão e teve, ao longo dos anos, uma evolução e a criação de formas alternativas usadas nos Estados Unidos e na Europa. Este método busca a satisfação do cliente e induz a construção de um sistema de desenvolvimento de produto robusto nas organizações. Tem como propósito ouvir com eficácia a voz do cliente, traduzi-la com precisão para especificações de engenharia e transmiti-la para produção, garantindo a qualidade do produto.

Assim, aplicaremos este método à pesquisa sobre caminhabilidade, sendo o nosso produto: o ambiente urbano voltado ao pedestre; e os clientes: os cidadãos. O trabalho partirá da especificação do produto, da coleta de dados e opiniões de clientes e análise de dissertações de mestrado já feitas acerca do assunto. A partir disso, serão construídas tabelas e uma matriz QFD para a elaboração de um conjunto de padrões, de forma que os requisitos dos cidadãos sejam alcançados.