Comparação da Adição de Sílica Ativa e Nanosílica em Pavers

Comparação da Adição de Sílica Ativa e Nanosílica em Pavers

O campo de pesquisa que diz respeito à adição de diferentes materiais em compostos já previamente conhecidos em busca da alteração de suas propriedades iniciais, apresenta-se como extensivo e de extrema importância científica. Tendo este fator em vista, os petianos Davi Werner, Henrique Zandonai, Mariana Nohatto, Rafaela Mondadori e Vitor Thiesen decidiram, juntamente com seu orientador João Victor Staub de Melo, realizar um estudo científico acerca da comparação da adição de sílica ativa e nanosílica na confecção de pavimentos intertravados de concreto (pavers), no que diz respeito aos de resistência mecânica e absorção de água.

A sílica ativa, microssilíca ou silíca fume (SiO2), é um material oriundo da oxidação do monóxido de silício resultante da fabricação do ferro silício. A micropartícula já se apresenta como protagonista em estudos de diferentes áreas da Engenharia Civil, obtendo, em grande parte, resultados extremamente satisfatórios. A nanosílica diz respeito à nano partículas de sílica muito utilizadas também em pesquisas de áreas muito distintas à Engenharia Civil, como a biomedicina, obtendo igualmente resultados positivos. Logo, ambos compostos se apresentam como modernos e promissores, havendo ainda grande área de pesquisa a cerca das diversas possibilidades de exploração dos mesmos.

 

Nanosílica

 

Assim sendo, baseando-se em estudos prévios, o grupo estipulou diferentes quantidades de adição para cada tipo de sílica, buscando atingir resultados similares de otimização para ambos materiais.  A confecção dos pavers com as diferentes porcentagens de adição será realizada em laboratório, juntamente com os ensaios necessários para que se garanta o cumprimento da NBR 9781. Após obtenção dos resultados será realizada a comparação das amostras de pavimento, priorizando aquela que obtiver melhores números a partir de menor utilização de material (relação custo/benefício). Com o fim do estudo, será redigido um artigo cientifico visando publicação.