Estudo de Evasão no Curso de Engenharia Civil

O Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil com o apoio da coordenadoria do curso, semestralmente, divulga o Índice de Reprovações das disciplinas com o intuito de informar aos alunos possíveis dificuldades nas disciplinas. Com posse desses dados e a participação dos petianos João Pedro Floriano Cena da Silva e Júlia Valentina Bonelli, foi iniciada uma pesquisa para relacionar as reprovações no curso de Engenharia Civil com a evasão de alunos, identificando em qual período é mais comum a saída de alunos com o intuito de reduzir este índice e melhorar o desempenho dos alunos da Graduação.

De acordo com o relatório da Comissão Especial de Estudos de Evasão (CEEE) a evasão se caracteriza como a “saída definitiva do aluno de seu curso de origem sem concluí-lo”. Apesar de tão concorridos os vestibulares para as Universidades, a taxa de abandono acumulada em cinco anos para os que entraram numa faculdade em 2010 foi de 49%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Por meio de uma profunda análise estatística e confeccionando tabelas, foi possível identificar as possíveis causas pelos quais os alunos acabam deixando o curso. Após a finalização da pesquisa, os objetivos será apresentar à Coordenação as principais dificuldades dos alunos para que possíveis medidas possam ser realizadas. Além disso, é de interesse do PET Engenharia Civil publicar artigos em eventos de educação em engenharia para difundir o conhecimento obtido e auxiliar nesta questão que afeta diversas universidades brasileiras.