Projeto de drenagem da horta comunitária

Projeto de drenagem da horta comunitária

No segundo semestre de 2018, o PET Engenharia Civil recebeu um pedido da AMJA – Associação dos Moradores do Jardim Albatroz para a realizar a confecção de um projeto de drenagem para horta comunitária. A horta está localizada na Rua Gibraltar, número 44 – Córrego Grande, em frente à Praça da Berman. O lote atualmente sofre com problemas de inundações em algumas épocas do ano, oriundos do grande volume de chuvas característico da região e associados à elevada altura do lençol freático no local, além da percolação da água da Serra. Como consequência o cultivo de certas espécies de flora torna-se inviável, além do risco de possível perda da produção.

O PET Engenharia Civil realizou diversas visitas ao terreno para coleta de pontos topográficos para confecionar uma planta do terreno com as curvas de nível , que posteriormente foi utilizada para analisar como o sistema de drenagem seria implantado.O local já possuia um sistema de drenagem com canais abertos de terra, porémnas épocas mais chuvosas o mesmo mostra-se insuficiente, sendo necessário assim um sistema com maior capacidade de drenagem das aguas pluviais.

Foram confecionadas plantas baixas do terreno contendo indicações de instalação e dimensionamento dos elementos de drenagem como canais de concreto, caixas de inspeção e drenos franceses. Além das plantas baixas, está sendo elaborado um memorial descritivo contendo instruções para a excecução do projeto, junto com recomendação de materiais e técnicas construtivas.

O projeto está em andamento com conclusão prevsita para o final do mês de março, quando deve ser feita a entrega das plantas e memorial ào respossável da associação de moradores.