Projeto de reforma e readequação da antiga cozinha do Restaurante Universitário

No primeiro semestre de 2018, o PET Engenharia Civil recebeu um pedido da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC para a realizar um trabalho de readequação e confecção de um projeto de reforma para a antiga cozinha do Restaurante Universitário. O Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, do campus Trindade, em Florianópolis, está com uma demanda de comensais muito maior do que realmente suporta, gerando grandes filas e sobrecarregando os salões de alimentação. A ala antiga do restaurante, onde está a antiga cozinha industrial, possui uma extensa área que pode ser aproveitada como um salão.

O PET Engenharia Civil realizou diversas visitas a antiga cozinha para a confecção de plantas “As Built”, que posteriormente foram utilizadas para analisar como a reforma seria realizada. O local apresentava diversas patologias, como mofos, presença de umidade, pintura e pisos danificados e também em algumas peças estruturais havia a ocorrência de falhas de concretagem (“bicheiras”) e exposição de armadura. Com o propósito de abrigar cerca de 300 comensais, forma previstas demolições de diversas paredes, retiradas de equipamentos industriais e uma nova formatação para algumas áreas através da construção de novas peças de alvenaria. Foram confeccionadas plantas de demolição e de construção, juntamente com um memorial descritivo detalhado sobre o projeto. Além das plantas de reforma, o grupo se responsabilizou por elaborar o Projeto Elétrico, Hidrossanitário e Preventivo contra incêndio, contendo toda a representação gráfica e os respectivos memoriais de cálculo de cada área.

Além do projeto de reforma, foi requisitado a confecção de uma passagem, que realizasse a ligação da antiga cozinha com a atual área de alimentação do Restaurante Universitário, sem prejudicar ou afetar a dinâmica de alimentação, que funciona atualmente com duas filas em lados oposto e com três gondolas em cada extremidade do restaurante. Para realizar o acesso, o grupo elaborou uma passagem através de uma passarela que liga a antiga cozinha ao segundo pavimento da atual ala de alimentação. A passarela consiste em uma estrutura metálica, coberta e sem contato com o ar externo, para que seja possível a passagem de comensais com comida de uma ala a outra sem interferir nas filas existentes.

O projeto foi completamente finalizado em novembro de 2018 e entregue a Reitoria no dia 19 de dezembro de 2018 pelo Professor Tutor do PET Engenharia Civil Cláudio Cesar Zimmermann aos pró-reitores responsáveis pelo pedido.