A luta pela acessibilidade perfaz um longo caminho histórico no Brasil, pois até bem pouco tempo atrás não era comum observarmos a entrada, bem como a permanência de pessoas com deficiências em espaços escolares, tanto no ensino básico quanto no superior. Muito do que se verifica agora se mantem e tem crescido por força de lei.
Objetivos
Realizar mapeamentos para identificar demandas de acessibilidade, indicar e realizar, através de tomada de decisão, intervenções arquitetônicas de forma a garantir o acesso e permanência de pessoas com necessidades especiais nos campi da UFSC de forma a torná-la 100% acessível. Especificamente:
- Convidar pessoas com necessidades especiais para integrar a equipe multidisciplinar;
- Realizar modelagem conceitual cadastral de parcelas;
- Mapear e cadastrar as parcelas (edificações, construções, vias, acessos e demais estruturas) da UFSC;
- Inventariar o quantitativo de pessoas com necessidades especiais da UFSC (autodeclaradas ou não);
- Gerar mapas de fluxo das pessoas com necessidades especiais em relação às parcelas cadastradas;
- Indicar intervenções arquitetônicas para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais;
- Intervir positivamente no espaço arquitetônico de forma a permitir o acesso de todos (realizar intervenções);
- Disponibilizar as informações e produtos gerados de forma ampla e acessível via internet (desenvolvimento de aplicativo dentro da perspectiva do desenho universal).