Coprocessamento de Pneus Inversíveis

A pesquisa conduzida pela professora tutora Dra. Lisiane Padilha Thives foi uma grande oportunidade para os petianos estarem por dentro dos impactos e desenvolvimento das indústrias cimenteiras e suas inovações científicas. Além do aprendizado técnico, os integrantes da pesquisa puderam aprender sobre a metodologia científica.
O descarte adequado de pneus de sucata é uma questão global no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos. Devido ao longo tempo de decomposição do pneu, muitos problemas ambientais e doenças de saúde resultam do descarte inadequado de pneus de sucata. Atualmente, muitas alternativas para reinserir esse resíduo sólido na cadeia produtiva foram desenvolvidas. No Brasil, nos últimos oito anos, mais de quatro milhões de toneladas de pneus descartados foram reutilizados ou descartados adequadamente. Desse montante, 54% foram utilizados como combustível em fábricas de cimento, por meio de coprocessamento.
Por meio da leitura de várias pesquisas já publicadas e também da análise de dados disponível em âmbito mundial e nacional, foi possível estabelecer uma série de comparativos no que diz respeito à energia consumida, pneus reaproveitados e outros dados importantes no quesito energético.

Com auxílio da professora Dra. Liseane Padilha Thives foram definidos os principais meios de busca de informações e dados para a elaboração do artigo. Foram realizadas pesquisas acerca das informações disponíveis sobre as produções de cimento e de pneus no Brasil, assim como seus consumos de energia e emissões de CO2. Em sequência, com os dados obtidos a partir de gráficos e tabelas no corpo do artigo foram relacionados e analisados.

A princípio, a pesquisa, já concluída, seria apresentada na conferência internacional de reaproveitamento de resíduos sólidos, mas, devido à pandemia do COVID-19, a conferência foi cancelada para o ano de 2020.
O artigo será publicado normalmente no Journal of Solid Waste Technology and Management.