Curso de Revit

BIM – Building Information Modeling

O significado da sigla BIM é expresso tanto por Modelagem da Informação da Construção quanto Modelagem da Construção, e pode ser interpretado como um conjunto de informações geradas a respeito de um projeto.  Pode ser entendido como a criação de um modelo do projeto que agrega todas as disciplinas da construção civil, arquitetura, hidráulica, elétrica, estrutural dentre outras, todas em um único projeto, se integrando e compatibilizando a informação. Não estamos mais desenhando vistas em 2D para representar um edifício em 3D, mas sim construindo virtualmente a edificação antes de construí-la fisicamente.

O BIM abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas, quantitativos, custos e as propriedades construtivas de componentes (por exemplo, detalhes dos fabricantes e custos). BIM pode ser utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação e manutenção. Projetar utilizando a filosofia BIM consome mais tempo na confecção do projeto, porém a qualidade do projeto é elevada e o tempo de execução é otimizado.

Autodesk Revit

Com desenvolvimento que teve início em 1997 pela companhia de software Charles River Software, é uma das ferramentas mais populares que trabalham dentro da filosofia BIM, tanto que vários autores, equivocadamente, trazem Revit como um sinônimo de BIM. O Revit pode ser utilizado para as etapas de desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, de engenharia, e também para gerar orçamentos de edificações. Para as etapas de planejamento e acompanhamento das construções, manutenção e outras etapas deve-se utilizar softwares específicos.

O curso de Revit do PET Engenharia Civil 

Com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento dos graduandos do Curso de Engenharia Civil, tanto para o meio acadêmico quanto para o meio profissional, o PET/ECV oferece o Curso Básico de Revit. A partir deste Curso, o aluno será capaz de desenvolver  projetos em BIM dos mais variados tipos, por meio da aprendizagem dos comandos básicos do software. As aulas prático-expositivas são auxiliadas por uma apostila confeccionada para o curso, de grande valia para a fixação dos preceitos básicos do Revit. Qualquer dúvida que o aluno tenha com relação as ferramentas ou conteúdo teórico deverá remetê-la aos docentes do curso ou a qualquer bolsista do programa, que certamente irão auxiliar na resolução dos problemas.

Para aprender a instalar o Revit, basta acessar o vídeo de instalação produzido pelo PET clciando aqui.