Ginásio Sustentável CDS

A Universidade Federal de Santa Catarina possui áreas com quadras poliesportivas de concreto, areia, e três ginásios cobertos no Centro de Desportos CDS. O espaço total é utilizado por estudantes dos cursos do CDS, por alunos do Colégio de Aplicação, estudantes da UFSC em geral e pela comunidade, seja por meio de projetos de extensão ou por uso recreativo além dos horários letivos. Todavia, os ginásios em questão já não suportam mais a demanda por espaços de práticas de atividades física existente entre estes distintos grupos. As quadras poliesportivas externas, que não possuem cobertura, estão diariamente sujeitas a variações climáticas dificultando a possibilidade de prática regular de atividade física nestes locais. Além disso as quadras expostas ao ambiente necessitariam de manutenção mais recorrente por estarem sujeitas a diversas intempéries, sendo que esta não ocorre na prática, deteriorando o local. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de uma nova instalação que supra a demanda existente, tanto pela comunidade universitária quanto pela a comunidade externa.

Assim, o PET Engenharia Civil foi convidado pelo projeto de extensão Centro de Formação no Treino de Basquetebol da UFSC (CFTB) a desenvolver o projeto de um ginásio poliesportivo referência em sustentabilidade voltado, principalmente, a prática de basquetebol. A atividade teve início no segundo semestre de 2019, estando ainda em fase de desenvolvimento de projeto e pesquisa para que se busque as melhores alternativas dentro do contexto solicitado.


O objetivo principal do Projeto Sustentável de Ginásio Poliesportivo Voltado à Prática de Basquetebol no CDS consiste em suprir a demanda existente por espaços propícios a prática de atividade física, projetando uma edificação referência em sustentabilidade considerando os limites institucionais, de execução e manutenção existentes.

Para o início do projeto, o PET em parceria com o GTSig foi até o local reservado para a construção do ginásio e fez medições no terreno, necessárias para delimitar o espaço no qual o ginásio pode ser construído.

Feita a medição, o arquitetônico poderia ser iniciado. Para a confecção do projeto arquitetônico, foram levados em consideração o espaço disponível para construção, espaço para sala de reuniões, quadra, vestiário e arquibancada. O arquitetônico foi feito inteiramente no programa Revit.

O projeto atualmente está em progresso, na etapa de confecção dos projetos elétrico, hidrossanitário e de prevenção contra incêndio. O projeto contará com painéis elétricos para captação de energia solar, uma vez que uma das premissas do ginásio é que este seja sustentável.